educadores esta é a minha postagem sobre o curriculo gostaria de compartilhar com todos sobre este assunto importe que esta diretamente ligado a nossa profissão de professor espero que gostem da leitura.

O currículo escolar representa a caminhada que os educandos fazem ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas nas escolas, faz provocar os professores e as escolas para a reflexão, análise, avaliação e revisão de suas práticas, tendo em vistas encontrar respostas cada vez mais adequadas as necessidades de aprendizagem de nossos alunos.
O Currículo Formal; refere-se ao Currículo estabelecido pelos sistemas de ensino É expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo. Esse currículo traz prescrito institucionalmente os conjuntos de diretrizes estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.
O Currículo Formal; refere-se ao Currículo estabelecido pelos sistemas de ensino É expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo. Esse currículo traz prescrito institucionalmente os conjuntos de diretrizes estabelecidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.
O Currículo Real é aquele que acontece a cada dia dentro da sala de aula com professores a alunos, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.
Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores. Ele representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio as várias praticas, atitudes, comportamentos, gestos e percepções que vigoram no meio social e escolar. O mesmo esta oculto porque não aparece no planejamento do professor ( teoria e prática).


Ao pensarmos o currículo escolar, devemos atentar que nem tudo o que a escola diz ensinar, aos educandos assumem como aprendidos e, ainda, que nem tudo o que eles dizem ter aprendido na escola, a escola assume como resultado de seu ensino.
O texto acima trás uma reflexão da organização de atividades de ensino e aprendizagem a idéia de organização das atividades esta diretamente ao currículo de ensino que devem e podem ser adotadas para todos os ciclos, tanto no Ensino Fundamental quanto Médio. Conteúdos diferentes precisam ser trabalhados com atividades diferentes, mas, para a cada atividade e seu conteúdo, é preciso pensar sobre a melhor articulação entre os diferentes conteúdos eleitos para serem ensinados e aprendidos, e os diferentes tipos de atividades presentes no trabalho pedagógico.
O QUE VOCÊ ACHA DA ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO SERÁ QUE OS NOSSOS ALUNOS ESTÃO REALMENTE APRENDENDO OS CONTEÚDOS ?
Traduzir é a responsabilidade principal do professor é necessário ter competência especifica para ser um bom tradutor de conhecimento hoje preza pela exigência de novos conhecimentos e novas competências Colocar o conhecimento em ação exige senso de pertinência, intuição, sensibilidade para a oportunidade, julgamentos de valor. Capacidade de continuar aprendendo para adaptar-se as mudanças no trabalho e nas práticas sociais, para construir sentido do mundo e de sua própria vida são as competências a ser cobradas do currículo. Para isso, o conteúdos e o domínio das linguagens são recursos a ser mobilizadas para agir, produzir, sobreviver e conviver em situações concretas.
Boa noite lu ficou ótimo continua assim amiga que vc vai longe mas sempre com sabedoria e humildade que logo vc vai ser uma padagoga de sucesso. fique com (DEUS)
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